SOLIDARIEDADE COM OS PROFESSORES DE BRAGA

  • O Movimento de professores e educadores 3R´s – Renovar, Refundar, Rejuvenescer o movimento reivindicativo dos professores – saúda os colegas de Braga que tomaram a iniciativa de se manifestar em frente ao Governo Civil como forma de protesto contra a ponderação da avaliação de desempenho (AD) no concurso.
  • Têm razão os colegas quando afirmam que a nota da AD é subjectiva e pode influenciar negativamente toda uma carreira no ensino. O facto de a ministra Isabel Alçada (IA) não só ter mantido o essencial da AD de Mª Lurdes Rodrigues como ter decidido que contaria para o concurso, só demonstra que a política “educativa” dos governos Sócrates é sempre a mesma: poupar nas despesas com a Educação, através de obstáculos artificiais à progressão na carreira da maioria dos professores e do aumento da instabilidade e da precariedade. A única preocupação de Sócrates/IA é economicista. Eles “precisam” do dinheiro que retiram da Educação e dos restantes serviços públicos para continuar a favorecer os banqueiros e a dar benesses aos patrões.
  • Foi por isso que o Movimento 3R’s decidiu organizar para o mês de Setembro uma iniciativa em Lisboa, em frente ao ME, para protestar nomeadamente contra a precariedade e o desemprego entre os professores. Perante a passividade das direcções sindicais, que estão comprometidas com um “Acordo” com o ME que pouco ou nada de positivo trouxe para a nossa classe, a iniciativa dos colegas de Braga de 19 de Julho também é um exemplo para nós. Apelamos a que as iniciativas de base se alarguem e que os professores tomem a mobilização nas suas mãos. Só assim poderemos obrigar o governo a recuar!
  • Pela unidade de todos os professores, de Norte a Sul do país, para travar as medidas deste governo! Democracia de base para continuar a luta!
  • 16 de Julho de 2010 Movimento 3R´s