Colocação de professores. Será meramente uma questão de sorte/azar?

O movimento de professores e educadores 3R’s deseja a todos os colegas boa sorte para as colocações deste novo ano lectivo 2011/2012. Mas em particular com a crise gravíssima que vivemos, sabemos que para a maioria dos colegas, este ano a questão não é apenas ficar mais perto da família mas sobretudo ter trabalho. Por isso apesar de desejarmos sorte a todos individualmente, sabemos que colectivamente, o problema do desemprego docente, não se resolve com questões de sorte ou azar… Bem como a qualidade do ensino na escola pública, a democracia nesta e os direitos de quem lá trabalha todos os dias (professores e funcionários) não são determinados pela aleatoriedade.

Assistimos à destruição gradual de vários serviços públicos (saúde, educação, etc) para favorecer os interesses/luxos de um punhado de poderosos, curiosamente os responsáveis pela crise actual. E agora, como estão a destruir a escola pública e a reduzir nomeadamente o número professores, pretendem que estes façam uma competição aguerrida entre si por cada vez menos horários disponíveis, onde muitas vezes surgem critérios de selecção altamente questionáveis (ex: Escolas TEIP) e onde o nepotismo pode reinar. Ou seja, querem nos fazer crer que a solução seria apenas individual, cada um por si a rivalizar pelas “migalhas” que ainda sobram...  Cada um por si porque, como nos dizem, não vale a pena lutar colectivamente… Mas será que não vale mesmo a pena lutar?

Queremos referir um exemplo importante que se passou na classe docente, em Portugal e durante o último ano lectivo 2010/2011. Como sabem o último governo tentou extinguir o par pedagógico de EVT. Essa tentativa chegou a ser aprovada nos órgãos legislativos e por isso muitos colegas, mesmo sendo de EVT, diziam-nos que já não valia pena lutar. No entanto, vários colegas (sobretudo de EVT mas não só e onde o movimento 3R´s participou também) não aceitaram essa injustiça e mesmo assim, continuaram uma luta pelo que acreditaram. Essa luta teve com um dos pontos altos o protesto de cerca de 1500 colegas à frente da Assembleia da República dia 8 de Fevereiro 2011 e que, pelo menos até este momento, obrigou o actual governo (que seguiu estruturalmente a política educativa do anterior governo) a recuar neste ponto em particular. Essa vitória só foi possível devido à mobilização e luta.

Por isso, o que a nossa classe precisa é começar a mobilizar-se e a lutar pelos seus direitos e pela qualidade de ensino dos nossos alunos que será muito afectada pela redução de professores. Nesse sentido o movimento 3R’s, como sempre sem sectarismo, apela que os colegas estejam presentes no protesto de professores de dia 10 de Setembro às 15h no Rossio e já agora se puderem, participem também na organização desse protesto. A reunião para a organização do protesto de 10 de Setembro vai-se realizar esta sexta dia 2 de Setembro (pormenores da hora e local num post em baixo neste site).

“Quem luta pode não ganhar sempre, mas quem nunca luta, nunca ganha!”