Comunicado 3R's distribuído no encontro de professores de EVT

Em tempo de campanha para as eleições presidenciais, o governo Sócrates não desarma. Aproveita “a distracção” proporcionada por aquelas, para continuar a atacar a classe docente e o conjunto da população portuguesa no emprego, nos seus direitos e nas condições de trabalho. : : A somar aos cortes salariais, ao aumento do IVA e aos restantes efeitos dos PEC’s e do OE2011, juntam-se também ataques específicos à Escola Pública e aos docentes. O exemplo mais recente é o Projecto de Lei que prevê a redução de docentes de Educação Visual e Tecnológica. Assim, extinguir-se-á o par pedagógico nesta disciplina, sobrecarregando muitos professores, diminuindo drasticamente a qualidade de ensino e atirando para o desemprego milhares de colegas. :
:
O Movimento de Professores e Educadores 3R’s - Renovar, Refundar, Rejuvenescer o movimento reivindicativo dos professores - vem manifestar toda a sua solidariedade para com os colegas de EVT. A importante realização do Encontro Nacional da APEVT traça o caminho necessário de informação, mobilização e organização dos colegas de EVT. Esse caminho é o exemplo que deveremos seguir para combater as políticas que transformam as Escolas num caos educativo e que destroem lentamente as vidas de quem lecciona. :
:
Não somos contra a contestação nos tribunais mas achamos que daí não virá a derrota dos PECs de Sócrates-Coelho … esta questão não é jurídica mas sim política-social. Só a mobilização democrática e combativa é que poderá fazer frente a estes ataques sem precedentes. Por isso o movimento de professores 3R’s sempre foi contra memorandos e acordos com o governo não sufragados pela base dos professores e que desmontaram as oportunidades proporcionadas pela mobilização da classe, mas que foram aproveitados pelo governo para mais ataques. Isso foi muito negativo para a nossa classe e não pode voltar a acontecer!
:
:
Apesar dos colegas de EVT serem neste momento os professores mais atacados por este governo consideramos que a sua luta só poderá ser vitoriosa se estiver unida à luta de todos os professores e educadores deste país também injustamente atacados. A dimensão dos ataques de Sócrates exige uma resposta à altura de toda a classe.
:
:
O governo PS (e o PSD que o apoia nestes ataques) são apoiados pelos banqueiros, os donos dos media e grandes empresários. Como se vê para os BPN´s há sempre milhões… para dar a esses amigos que desapareceram com milhares de milhões de euros o governo corta nos serviços públicos com evidente prejuízo para todos na educação, saúde, etc. Cabe aos professores de EVT mobilizarem-se dando eventualmente o primeiro passo, tentando unir-se aos restantes colegas e o mais possível aos restantes trabalhadores atacados por este governo dos banqueiros.
:
: Apoiamos todo o tipo de protesto local e nacional mais combativo que seja decidido democraticamente neste importante Encontro Nacional da APEVT, nomeadamente porque não começar já em Fevereiro com protestos em alguns governos civis ou Direcções Regionais de Educação culminando posteriormente com um protesto nacional à frente do Ministério da Educação? :
:
Desejamos o maior sucesso ao Encontro Nacional da APEVT e temos a certeza que nos encontraremos nas lutas que virão dos professores contra estas políticas injustas e anti-sociais que só favorecem os grandes empresários e os banqueiros.
:
:
Contacta-nos: 3rspgl2009@gmail.com