TODOS JUNTOS NA MARCHA PELA EDUCAÇÃO DE 2 DE ABRIL:

PROFESSORES, AUXILIARES DE EDUCAÇÃO, FUNCIONÁRIOS ADMINISTRATIVOS, PAIS E ESTUDANTES

O movimento 3Rs saúda a iniciativa da Plataforma da Educação de convocação da Marcha Nacional pela Educação a 2 de Abril!

Neste momento de luta persistente de diversos sectores da sociedade, com especial destaque para a manifestação da Geração à Rasca de 12 de Março, a concentração de professores no Campo Pequeno no mesmo dia e a manifestação convocada pela CGTP de 19 de Março, conseguimos a queda do governo Sócrates e do seu PEC IV!

Mas, atenção, não caíram: os PECs I, II e III; o congelamento das progressões na Administração Pública (AP) nem o seu odioso sistema da avaliação (SIADAP); os mega-agrupamentos; o corte nos salários acima dos 1500 € e nos apoios sociais como o abono de família; a suspensão dos concursos de professores e das admissões na AP. Ou seja, mantém-se o essencial dos PECs anteriores, concebidos, unicamente, para satisfazer as exigências dos “mercados” (banqueiros, fundos especulativos, etc.) e subordinar a vida de todo um povo a essas exigências.

Estas medidas agravaram, drasticamente, as condições de trabalho nas escolas: os professores viram o seu horário aumentado, com a introdução das (inúteis) “aulas de substituição” e das (ainda mais inúteis) “horas de estabelecimento”; os trabalhadores das secretarias viram-se sobrecarregados quando as suas escolas se transformaram em sedes de mega-agrupamentos; os auxiliares de educação mal conseguem dar conta do recado quando colegas seus se reformam e não são substituídos!

Por causa destas medidas há cada vez mais trabalhadores precários no ensino, com salários cada vez mais baixos, atingidos pelos cortes e pela subida dos impostos (por exemplo, a maioria dos auxiliares de educação tem um vencimento mensal de 500-600 €).

Por tudo isto, é necessário não ficarmos, passivamente, à espera de eleições… que, tradicionalmente, nada trazem de novo à situação dos trabalhadores... Só a luta, nas ruas e nos locais de trabalho, pode trazer mudanças favoráveis à nossa classe!

Temos de continuar as mobilizações para exigir, do governo (deste e do próximo, seja qual for) a satisfação das reivindicações mais urgentes dos trabalhadores da Educação! É necessário que discutamos, democraticamente, formas de luta, avançadas, como por exemplo uma greve geral na Educação:

 Pelo descongelamento imediato das progressões nas carreiras da AP!

 Pela reposição dos salários em vigor antes dos cortes impostos por Sócrates!

 Pelo fim dos mega-agrupamentos!

 Pela abertura de concursos para professores, auxiliares e funcionários das Secretarias e colocações de acordo com as necessidades reais das escolas!

 Pela estabilidade de emprego e o fim dos contratos precários!

Para os banqueiros e boys… há milhões! Para os trabalhadores e estudantes… só tostões! Basta de beneficiar a banca e o patronato! Dinheiros públicos para os serviços públicos! Pelo direito à Educação na ESCOLA PÚBLICA!

PONTO DE ENCONTRO 3R’s: ESTE SÁBADO NA MARCHA, ÀS 14h15, À FRENTE DO DIÁRIO DE NOTÍCIAS (MARQUÊS DO POMBAL).