A maior Assembleia Popular do século XXI: O 15 de Outubro foi só o começo!


O movimento de professores e educadores 3R´s  (M3R´s) esteve desde o início na preparação do 15 de Outubro (juntamente com outros movimentos de outros sectores) e  trabalhámos todos juntos para o seu sucesso desde o Verão. Estivemos presente nas muitas reuniões preparatórias, a colar cartazes e também contribuímos em termos financeiros para ajudar efectivamente no sucesso do 15 de Outubro: que este se tornasse algo muito superior à soma dos primeiros movimentos promotores e sobretudo que a população aderisse entusiasticamente, o sentisse como seu e contribuísse para a sua continuidade!

Em simultâneo o M3R´s participou, juntamente com outros movimentos e professores de base, na organização da Manifestação de professores desempregados de 10 de Setembro, na ocupação 26 horas seguidas do Palácio das Laranjeiras do MEC e também estivemos presente (como sempre sem sectarismo) na acção promovida pelos sindicatos à frente do Ministério da Educação (nomeadamente no 5 de Outubro). O que nos move é a força de querer ajudar a que a nossa luta justa fique cada vez mais forte e democrática (independentemente de quem a dirige).

Apesar de ter sido em grande parte no Verão, uma estação normalmente mais calma, para o movimento de professores 3R's foram meses particularmente activos em várias frentes… E não estamos arrependidos. No 15 de Outubro a unidade de professores, estudantes, precários vários, oprimidos, reformados deu resultado e demonstrou que é possível fazer grandes lutas com vontade (e necessidade) de continuidade.

No final da grande Manifestação, ao contrário das Manifestações tradicionais (onde só falam os "grandes dirigentes" e com uma única proposta para votação sem direito a adendas e/ou contraditório), fez-se um verdadeiro Plenário democrático: a maior Assembleia Popular do século XXI em Portugal. Nessa Assembleia Popular inscreveram-se e falaram mais de 100 pessoas e no final foram votadas várias propostas diferentes. Isto sim é verdadeira democracia! E quando se ouve o povo, o povo quer continuar a luta porque sabe que as tradicionais lutas dos últimos 30 anos do "pára, arranca" não nos trouxeram as vitórias que precisamos e sobretudo não estão à altura da dimensão dos ataques actuais.

  • O próximo protesto aprovado por milhares de pessoas no 15 de Outubro, será uma concentração/manifestação à frente da Assembleia da República no dia da votação do orçamento de estado. O 15 de Outubro foi só o começo!