O 12 MARÇO NA AVENIDA DA LIBERDADE: UM MARCO HISTÓRICO NA LUTA DOS JOVENS E PRECÁRIOS DE TODAS AS GERAÇÕES (actualizado)

Dia 12 de Março foi um dia histórico. Apesar de todas as tentativas de desmobilização, foi evidente que o povo saiu à rua de uma forma massiva em vários pontos do país (mais de 300 000 pessoas em 11 cidades). Músicos como o Vitorino disseram emocionados: “faz lembrar o tempo do 25 de Abril!”. 

Foi claramente um protesto inter-geracional contra o governo e as suas políticas injustas, onde estiveram presentes muitos jovens (trabalhadores e estudantes), trabalhadores efectivos de várias áreas e reformados. Perante a unidade do governo com os poderosos é com esta unidade na base e nas ruas que os poderemos vencer.

Milhares de professores também estiveram presentes dando um bom exemplo da unidade necessária: professores e outros sectores juntos em luta contra este governo. Muitos professores estiveram na coluna dinamizada pelo movimento de professores 3R’s. Testemunho de uma das muitas professoras presentes na coluna 3R's (na SIC ao 1m30s ) e também da energia da nossa coluna:

O movimento de professores 3R’s tinha apelado a que outros sectores se juntassem à frente do Diário de Notícias e felizmente vários sectores aceitaram o desafio. E assim unidos, fomos descendo a Avenida e subindo a energia por onde passávamos. Tínhamos duas faixas principais, a que encabeçava a nossa coluna “ESTA É A NOSSA MOÇÃO DE CENSURA” e a “PARA PAGAR AOS BOYS E BANCOS DESPEDEM NO ENSINO”.
 
Este é também o caminho para voltar a ganhar lutas, movimentos novos para Renovar, Refundar e Rejuvenescer o movimento reivindicativo em todos os sectores (professores incluídos).
  • Tudo faremos para que este enorme movimento continue! Só a luta pode mudar a nossa vida!