PORQUE CAVACO TRAMOU PROFESSORES NA CHAMADA "AVALIAÇÃO"?

A recente votação na Assembleia da República pela suspensão desta "avaliação" de professores (burocrática, injusta, geradora de conflitos, perda de tempo inútil para a preparação das aulas,etc) deu esperança a muitos colegas de que, afinal, o PSD e o CDS tinham estado, desta vez, honestamente ao lado dos professores. Infelizmente foi puro eleitoralismo nas vésperas de eleições legislativas... O Presidente da República sempre apoiado incondicionalmente pelo PSD e pelo CDS revelou a verdadeira perspectiva da escola pública e da sociedade destes "senhores":

Para este presidente (sempre apoiado pelo PSD e CDS) não houve dúvidas na inconstitucionalidade quando as chamadas taxas moderadoras na saúde e as propinas na educação dispararam de preço... quando na nossa constituição se defende claramente que esses serviços têm que ser "tendencialmente gratuitos".  O que vale ( ou o que não nos vale) é que grande parte dos elementos do tribunal constitucional são indicados directamente ou indirectamente pelos partidos do chamado "arco do poder": PS-PSD e CDS. Ou seja, os poderosos interpretam a constituição como lhes convém. Para eles (nas batalhas dos tribunais constitucionais, parlamento,etc) é quase sempre a ganhar, e para nós (se não nos organizarmos democraticamente e lutarmos na base das escolas e nas ruas) vai ser sempre a perder... Até quando? 

Para Cavaco, PS, PSD e CDS convém uma classe docente dividida, cada vez mais "entretida" com trabalho burocrático... e o consequente prejuízo na qualidade de ensino dos alunos! No futuro, isso  traduzir-se-á num aumento do número de analfabetos funcionais que serão cidadãos mais fáceis de enganar e é algo que mais uma vez convirá aos mesmos "senhores/sectores"... Para os professores e a todos que defendem uma  sociedade mais justa convém precisamente o contrário...


Apelamos, sem sectarismos, à participação nas várias manifestações previstas para o 1.º de Maio. Colegas, se consideram fundamental começar a construir alternativas sindicais democráticas e combativas contactem-nos! VAMOS AJUDAR A DAR A VOLTA A ISTO (sem memorandos e acordos com o governo não sufragados pela base).